Free Image Hosting by www.randomcrap.net

04 junho 2007

jornalismo é foda

....Tava lendo uma notícia no Correio do Povo com a manchete "Albergue garante noite de sono e calor". A notícia fala sobre os albergues que estavam lotados devido ao frio da madrugada, sendo que alguns moradores de rua ficaram sem abrigo. A imagem mostra na calçada vários moradores de rua que dormem envolvidos em cobertores.

....Como é de se esperar, a matéria traz um fato sem aprofundamentos, limitando-se a mostrar que devido às baixas temperaturas os albergues lotaram, deixando alguns moradores de rua nas calçadas. E o que é pior: informando o telefone de contato do serviço de abrigagem da prefeitura de Porto Alegre, como se algum morador de rua fosse ler o jornal ou ter condições de ligar para um número de telefone em busca de abrigo.

....Me diz agora se tem cabimento um troço desses. Ah claro, é possível que exista uma alma boa que anote o número do telefone e saia catando mendigos, avisando dos abrigos. Outra ironia é o repórter ter dito que apesar de um dos albergues ter 150 lugares e registrado 149 ocupações na noite, haveria “relatos” de que teriam faltado vagas. Ele apenas joga essa informação, isolada em duas linhas, sem pesquisa alguma, como se ela fosse um testemunho de que a matéria buscou a verdade e apresentou dois lados.

....Nessas horas eu me pergunto: o que farei com meu diploma? Limpar a bunda? Vou mandar imprimir o tal documento que atesta minha competência em papel Neve, assim ele terá uma utilidade antes de ir pra lata do lixo.

....Ah...como sou dramática. Ainda bem que a vida é uma comédia.