Free Image Hosting by www.randomcrap.net

28 março 2006

O Homem-Baile pediu....

(Um texto do Homem-Baile)

Apesar de esculhambado em meu próprio blog pela Elise-Malvada, volto aqui imbuído do maior espírito de vinganç... digo, de colaboração. Vamos então ao que interessa!


Uma das coisas mais divertidas que já observei em minhas andanças pelo Brasil é o sotaque de cada região. Normalmente, com meia dúzia de expressões consegue-se simular a fala praticada no lugar.

Em Alagoas, o povão fala igual ao seu Creysson ("otcho", e não "oito"). Em Minas, incorpora-se um "uai" no começo ou no fim da fala, mais a expressão genérica e multifuncional "trem" e pronto, fala-se como um autêntico mineiro. No Rio, puxam-se os esses de uma maneira quase orgásmica - jeitim carioca de falar. E por aí vai.

Eu estaria sendo muito previsível se apenas comentasse das falas dos gaúchos. Um "bah" estrategicamente colocado, um "tri" aqui ou acolá (atenção, "trilegal" não seu usa mais), ou ainda um "barbaridade" entre os mais velhos. "Tche" também é meio forçado, mas em algumas situações tem o seu charme. Não fale em chimarrão, mas sim em "chima", demonstrando assim
intimidade com essa autêntica instituição gaúcha. "Piá" e "guri" são outras palavras bem cotadas entre os pampas. Ora, ora. É fácil imitar gaúchos, ou mesmo reconhecê-los. A questão aqui é outra: como reconhecer, entre gaúchos, um lajeadense?

Prestando atenção em minha anfitriã Elise, foi fácil sacar. Antes, porém, um pouco de cultura. Abri o Michaelis:

"PEDIR (latim petere). 1. Solicitar. 2 Implorar. 3 Orar, rogar a Deus. 4 Requerer. 5 Estabelecer, estipular, exigir um preço. 6 Solicitar autorização, licença ou permissão. 7 Exigir ou reclamar. 8 Ter por conveniente. 9 Implorar assistência, favor, perdão, etc. 10 Apetecer,
querer. 11 Ter necessidade de; demandar."

Pois bem. Existe uma décima segunda acepção para o verbo pedir que é praticada apenas em Lajeado!

Voltando à Elise, eternamente perdida nesse mundo (vejam bem, perdida no sentido espacial e não moral). Por várias vezes, quando queríamos achar um lugar e não sabíamos o caminho, ela PEDIA onde ficava o tal lugar. Em resumo: em Lajeado (e pelo que me disse Elise, apenas e tão somente em Lajeado) , "pedir" significa "perguntar"!

Disseram-me que a colonização do vale do Taquari foi feira por alemães e italianos. Sei não. Devia existir algum inglês na parada. Afinal, na terra da Lady Di, "to ask" significa tanto pedir quanto perguntar.

P.S. Eu ia "pedir" se alguém achou graça nesse texto, mas bah, deixa pra lá!