Free Image Hosting by www.randomcrap.net

05 dezembro 2005

Mundos distantes

"A fotografia, que tem tantos usos narcisistas, é também um poderoso instrumento para despersonalizar nossa relação com o mundo. Como um par de binóculos sem pé nem cabeça, a câmera faz objetos exóticos ficarem íntimos e objetos familiares ficarem pequenos, abstratos, estranhos, muito distantes."
Susan Sontag



....Li pouco neste final de semana. Aliás, nos últimos 6 meses, ando com a estatística muito baixa. Tenho vergonha de confessar, mas desde então não consegui ler um único livro inteiro, de cabo à rabo. Tudo partes, capítulos, artigos. Minha vida anda em partes. A parte fotógrafa, a parte amiga, a parte filha, a parte internet, a parte servente de obra (tenho dado uma ajuda na obra lá da casa). Mas parei uns minutinhos para ler o livro “Questão de ênfase”, da Susan Sontag. São ensaios que falam de cinema, literatura, música, fotografia, viagens. Enfim, boa leitura, vale a pena. Já tinha bisbilhotado mês passado um livro dela que quis muito comprar (Diante da Dor dos Outros, que fala sobre o imaginário de guerra), mas como tinha me proposto a fazer compras para minha rebel, acabei deixando livros em segundo plano. Aliás, segundo não, deixei como plano aberto. Aberto ao orçamento de 2006. Mas enfim, voltando ao livro, é uma coletânea de textos da autora, que pesquisa Roland Barthes (autor do livro “A câmara clara”, que estou lendo), e morreu no ano passado.

...Falando em Câmara Clara, para as férias, só retirei livros sobre fotografia na biblioteca da universidade. Para não mentir que só vou me dedicar a isso nas férias, tenho em casa O Teatro de Sabbath, de Philip Roth, emprestado de minha amiga Ro. Aliás, o “Questão de ênfase” também é dela. Ela tem muuuuuuitos livros. Todos maravilhosos. Ainda estou tentando ler A palavra e as coisas, do Foucault, que já está fazendo aniversário na minha casa. Que merda, vou ter de organizar melhor essa minha vida. É muita coisa que a gente tem pra fazer, e tudo dá prazer, que merda. Odeio escolher e deixar outras atividades para trás.

...Mas enfim, fica a dica desta autora que sem dúvidas, é uma grande intelectual.