Free Image Hosting by www.randomcrap.net

15 outubro 2005

fotos de almas feias

Hey Joe, where you goin' with that gun in your hand?
Hey Joe, I said where you goin' with that gun in your hand?


Ouvindo Jimi Hendrix.
Assistindo Dogville.
Chuva.

....Fotografaria uma festa de casamento esta noite, com minha futura sócia. Está chovendo. Nessas horas sinto que ter um carro deve ser uma possibilidade em minha vida. Até então sempre dizia: “carro? Pra que carro? Minha moto é minha vida. Não gasta, imposto barato e manutenção só quando atropelo alguém”. Tudo bem, terei outras oportunidades. Parece que minha sócia já me escalou para fotografar duas confirmações (ritual religioso onde adolescentes que ainda acreditam em deus consagram alguma coisa que não sei mais o que é) no sábado que vem. Segunda à noite vou fotografar homens e mulheres sem camisa. É uma avaliação da coluna. Sabe, fotos toscas são as que mais rendem dindim. Matar aula por mais um dia. Ainda bem que este professor não anota as faltas. Em outras duas disciplinas estou no limite. Nunca matei tanta aula em minha vida. Trabalho, muito trabalho. Sábado que vem, à tarde, fotos de criança. Tenho medo de que minha rebelzinha não aguente, ela não é projetada para trabalhar tão duro. Vou ter de comprar um carro e uma máquina nova, mais resistentes, dessas que se encontra por 6 mil no catálogo do meu muambeiro. Claro, estes são planos a longo prazo. Por enquanto vou comprar uma daquelas capas de chuva, colocar duas sacolinhas da imec nos pés e envolver a minha canonzinha em muitos e muitos plásticos de bolha de ar, dentro do buraco da moto.

....Há dois anos nem sabia o que era fotografia. Seria talento inato, mas até então latente? Despertado por um professor que viu em algumas fotos um potencial a ser explorado? Ou uma proposta que me fiz: olhar o mundo de outra maneira? A técnica seria mais importante que o talento, se é que ele existe? Existe mesmo predisposição para algumas atividades? Será que qualquer pessoa poderia fazer as mesmas fotos que faço se conhecer as mesmas técnicas que conheço? Não gosto dos livros de fotografias, eles me parecem grandes ilusões. Não que fotografia não seja uma arte, não é isso (mas concordo que fotografar colunas não é uma produção artística), mas acredito que se você se propõe a fazer algo e a olhar o mundo como num filme, qualquer um é capaz de enxergar fotogenia em todos os lugares. Então, o que diferenciaria os fotógrafos dos não fotógrafos seria a técnica e a intenção. Acho que comigo foi assim. Jesus, preciso parar de beber.