Free Image Hosting by www.randomcrap.net

27 julho 2005

Tudo tem um fundamento

....Agora entendo muitas coisas. Depois da visita de meu primo (43 anos, que cresceu ao lado de meu pai) esta semana em minha residência, muitas coisas ficaram esclarecidas. Agora meus amigos podem parar de me perguntar: “por que tu é assim???” pois as respostas foram lançadas.

....Todos sabem da fama dos bozzettos. Especialmente os bozzettos de Boqueirão do Leão, onde meu pai cresceu. Invocados, indiscretos e extremamente generosos. E não é que esse negócio de rótulo familiar funciona mesmo? Pois bem, vou me explicar. Análise psicológica da Malvada. Vocês não imaginavam isso não, né? Que a falta de assunto para postar iria tão longe. Pois foi. Agora vocês vão saber por que sou assim.

A invocadinha
Meu pai era muito, mas muito invocado. Ele morava na roça. Galinhas no pátio, potreiro perto da casa, essas coisas de animais. No turno da manhã ele era professor, e sempre que chegava em casa, após o almoço, ele tirava a tradicional sesta. Mas quando nessas horas algum galo resolvia cantar, ele levantava, pegava sua espingarda e matava. Isso mesmo. O cara matava os galos que o acordavam. Agora entendo por que a especialidade da minha nona era a galinhada, tanto que ela era conhecida como Nona Galeto.

A desastrada
A casa de meus avós era muito alta. Sabe aquelas casas de madeira mas que ficam bem altas do chão? Com um puta porão aberto embaixo? Pois era assim. Lembro que as galinhas sempre ficavam embaixo da casa. Reza a lenda que a nona Galeto era tão distraída, mas tão distraída, que um dia, fazendo a limpeza dos quartos, pegou um penico (naquela época, era comum a construção dos banheiros fora de casa, ficando à noite, para as necessidades, um urinol) cheio até a borda, e jogou para fora da janela. Mas adivinhem quem estava embaixo da janela??? Meu nono. Pois bem, fechou o barraco. Meu primo Mauro conta que a nona prontamente gritou:

- é brodo!!!
Brodo é o caldo da galinha, usado na sopa de capeleti. As pessoas no Brasil (sim, meus avós, se não eram de outro planeta, pelo menos de outro país eram...) chamam de canja.

- dio madonna, brodo nada, é piss! É piss!
(Piss, não sei se é assim que se escreve, é mijo em italiano. Claro que meu nono não era bauco de confundir mijo com brodo...oras)


....Amanhã tem mais álbum de família. Ahahahaha.