Free Image Hosting by www.randomcrap.net

18 julho 2005

Pedaços de mundo

....Neste sábado fui até uma velha e desativada fábrica de fumo para fotografar. Tudo coberto pelo pó revelou fotos praticamente monocromáticas. Fica uma mostra para vocês conhecerem um pedaço deste incrível lugar. A fábrica fica em Santa Clara, e é propriedade dos avós de uma amiga. O casal de velhinhos não pode ser mais simpático e receptivo. E eu não poderia ser mais “pergutadeira”, como diria minha mãe. Fiz eles me contarem como se conheceram, se tinham ciúmes um do outro, se a vó era bonita quando nova (a resposta me surpreendeu, o vô resmungou um: “ah, devia ser né?”). Enfim, começamos com um papo de recordações e tal, o vô me explicou toda a geografia original do Estado (ele era caixeiro viajante, e eu, como uma boa ignorante em geografia, nunca tinha escutado falar da metade dos lugares que ele tentou me mostrar, mas fingi bem para não decepcionar).

....Em certo ponto, comecei a questionar a vó sobre a salvação do mundo, o caos, a religião, a globalização, o porte de armas, a vida pós morte e tudo mais. No fim, toda a família sentou-se para discutir os rumos do mundo. E fiquei pensando como esquecemos que as pessoas ficam sábias sem terem estudo algum. Nenhum dos dois cursou faculdade, mas a percepção que eles têm do mundo não é nada limitada. Claro que faculdade não resolve a ignorância de ninguém. Eu mesma, que estou quase me formando, me sinto mais burra agora do que quando entrei, o ensino superior está falido sim. Mas é difícil desvincular o conhecimento ao estudo. Parece um preconceito inerente ao ser humano, não parece?

....Uma coisa que me chamou a atenção, e muito, foi quando perguntei a eles, se eles pudessem ter sido qualquer coisa na vida, ter escolhido qualquer profissão, qual que eles teriam escolhido seguir. A vó não sabia dizer ao certo, mas achava que a área da saúde a atraía. E o vô, ela achava que deveria ter sido político. Ele ficou durante 20 anos como sub prefeito, e, segundo sua alma gêmea (se existe alma gêmea, eles deve ser uma a do outro, com certeza), ele tem um dom incrível para tratar bem qualquer pessoa. Pude comprovar, é verdade.