Free Image Hosting by www.randomcrap.net

14 julho 2005

Inspirações

....Voltei a fazer esculturas. Muito bom sentir o barro nas mãos, se moldando à minha vontade. Cada detalhe fica exatamente como imagino. Aos poucos os traços aparecem e é quando ele ganha vida própria que tudo se torna apenas uma consequência, e já não é mais necessário planejar os movimentos com os estecos a fim de esculpir, os movimentos são naturais, como se minhas mãos seguissem o desejo da própria obra.

....Estou esculpindo um rosto com traços indígenas. Cada vez me convenço mais de que o passo inicial pode ser meu, mas depois é como se ele ganhasse vida e se fizesse por si mesmo. Passo um bom tempo o observando, de perto, de longe, de lado, gosto de olhar o inacabado. Meus colegas de oficina me julgam estranha ou egocêntrica. Mas o inacabado exerce em mim a atração, o fascínio. Pensar que o começo é o mais difícil de tudo, e o único momento em que se pensa na obra. Que depois tudo acontece de uma maneira tão natural, como se fosse realmente possível existir um dom para as coisas, coisa que não acredito faz tempo. Fascinante. A inspiração transcende a capacidade humana.