Free Image Hosting by www.randomcrap.net

19 abril 2005

Dicotomia Global

....Fiquei pensando esta noite (ataques da insônia) na globalização. E em como somos extremistas. Confesso que a primeira coisa que vem à minha mente quando penso ou falo sobre o assunto é um turbilhão de teorias conspiratórias. Não poderia ser diferente, uma vez que sou extremamente pessimista quando o assunto é nosso mundinho caótico. Pensar em globalização é para mim pensar em cursos motivacionais, procura de mão de obra especializada por baixo custo, monopólio das forças econômicas (ainda maior), deteriorização da cultura local. Neoliberalismo à flor da pele. O que me deixou pensativa foi ler um autor chamado Holgonsi Siqueira que diz que se por um lado seria ingenuidade negar a influência do neoliberalismo sobre a globalização, também o é afirmar sua determinação.

....Realmente, não há como negar que a globalização nos trouxe muitos benefícios. E não há como negar que, como qualquer outra reestruturação capitalista, irá atender às necessidades dos grupos que detém o poder econômico. Mas o que realmente preocupa nesta sociedade informacional é a exclusão dos “desconectados do mundo”. A tecnologia, ao passo que nos abre um leque de possibilidades, deixa os que não conseguem ou não têm condições de acompanhá-la muito para trás. Me parece que a exclusão é mais cruel agora. Quem não tem informação ou mão de obra técnica não consegue colocação no mercado. Fica a pergunta dicotômica para o debate: as novas tecnologias nos possibilitam mais acesso à informação ou aumentam o abismo existente entre excluídos e integrados?