Free Image Hosting by www.randomcrap.net

13 março 2005

Amor por encomenda

....Na falta de assunto, pedi a um amigo o que ele gostaria de ler no SS. A resposta veio: amor. Amor? God! Não lembro de ter escrito algo a respeito nos últimos 15 anos da minha vida. Amor? E ainda por cima pediu que eu o surpreendesse. Não prometi nada a não ser o tal amor.

....Inútil discutir o conceito de algo tão abrangente como um dos sentimentos mais venerados e importantes da humanidade. Arriscaria dizer que o amor engloba quase todos os outros. Solidariedade, de certa forma, é amor. Assim como pena, saudade, e até ódio. A própria inveja não deixa de ser amor, amor pelo que não podemos ter. Arriscaria ainda dizer que o único sentimento que fica de fora do imenso sentido de amar é a indiferença. Mas existem alguns amores que superam questionamentos.

....Por que continuamos amando quem já morreu? Alguns amores continuam em nossas lembranças e parece que nunca diminuem ou acalmam. Ao contrário do que todos dizem: que a distância e o tempo curam qualquer dor de amor, o amor por quem já se foi não aceita consolações. Jamais nos perdoaremos do amor que não foi demonstrado, do carinho não dado, do abraço não apertado, da palavra calada, da lágrima reprimida que hoje não tem mais sentido. Eu falo com meus amores mortos. Quando estou sozinha sempre lembro deles e sei que cada lembrança continua intacta. Faz nove anos que meu pai faleceu e ainda lembro dos olhos dele, do azul profundo e transparente, um lindo olhar, sem dúvidas. Mesmo sem amor seria um belo olhar. Quando me olho, vejo um pouco dele. Quando choro, sinto um pouco dele.

....São amores que jamais pedirão conceitos, que jamais se explicarão ou terão fundamento. Amores que existem sozinhos, não precisam de nada para continuar vivos, a não ser de lembranças, que não se deixam esquecer. Estranho amar alguém tanto tempo. Sempre acreditei em ciclos. Amar quem não mais se vê, se toca, se cheira, apenas se sente. Acho que é nisso que está a magia da vida, nos amores incondicionais. Naquilo que não podemos explicar. Esta semana um amigo perguntou como saber por que amamos alguém, e não há como saber, nunca a humanidade terá as respostas para as coisas que realmente importam. Deve ser por isso que a natureza é sábia. Por isso jamais saberemos o que realmente é o amor.