Free Image Hosting by www.randomcrap.net

27 fevereiro 2005

Prato do dia: Plágio ou Criação inspirada nos outros?

Estamos meu bem por um triz
Pro dia nascer feliz
O mundo inteiro acordar
E a gente dormir


....Como um pedaço de música, retirado de sua casa, muda de sentido. Seguidamente nos meus post usava esta introdução da música “Pro dia nascer feliz”, e sempre somente este pedaço. E seria mais ou menos a mesma coisa se alguém tirasse um pedaço do teu texto para compor um novo. Ou não. É sabido que nada se inova, tudo se copia, seja uma união de vários fragmentos de conhecimentos que a gente tem, seja um plágio inconsciente, aquele que sem querer já existe e supomos ter criado. Na fotografia, praticamente tudo já existe, acho que a figura humana, motivo mais fotografado, já foi retratado nos mais diferentes ângulos e perspectivas. Claro que estou sendo generalista e tal, mas se formos pesquisar a fundo qualquer fotografia julgada inovadora ou criativa, vamos encontrar uma semelhante perdida em algum canto do mundo.

....Esse assunto veio à minha mente ociosa aos domingos, devido a um caso recente. Para uma matéria que fiz, utilizei o último parágrafo, aquele que diz: “mais informações podem ser encontradas....blábláblá” de uma matéria antiga de um colega sobre o mesmo assunto. Brincamos então que a matéria teria sido gerada em conjunto. O que é claro, não é verdade. Mas não deixa de ser totalmente falso. Até por que aquele parágrafo é igual praticamente em todas as matérias de assessoria de imprensa. Mesmo se eu tivesse feito ela, a formula seria a mesma: mais informações podem ser obtidas no setor tal, através do telefone tal ou pelo e-mail tal.

....E agora José?