Free Image Hosting by www.randomcrap.net

17 outubro 2004

Aulas de Preconceito

....Ah, este feriado acabou com minha vida, não quero mais trabalhar. Nem atualizar o Sem Salvação. Mas mas né, é preciso sobreviver de alguma forma, então é melhor voltar logo à realidade para não perder de vista a bandeirinha. Bandeirinha é aquela meta idiota que a gente faz no início do ano e que só o professor Bonfadini diz que adianta para alguma coisa. Nunca consegui minhas bandeirinhas. Acho que devo ser muito pretensiosa...hehehe.

....Vamos falar de pérolas? Colecionei algumas que ouvi em aula nas últimas semanas. Vale até citar uma de uma colega de semiótica, há um ano ou mais.

SIMBOLÓGICO: Essa foi engraçada. Durante a apresentação monótona e chata de um trabalho de cinema, uma colega larga essa: simbológico. Deu o que falar. E o que rir. Foi um escorregão bem perdoável, pois ela citou tantas vezes (deve ter proferido umas cem vezes) a palavra simbologia que o simbológico saiu sem querer.

EPIFANIA X EPITÁFIO: Numa aula de literatura falávamos sobre os momentos de epifania, crises existenciais dos personagens. Foi quando uma colega de Letras (pasmem) perguntou se epifania era a mesma coisa que epitáfio. A professora perguntou:
- Como é que é????
- É que tem aquela música: “É preciso saber viver.........”, dos Titãs, não é uma epifania?
A professora disse que não, mas não explicou nada, de tão abalada que ficou. Putz, é uma disciplina de 7º semestre e a guria pergunta aquilo, até eu fiquei sem jeito, que nem sou do curso. Pra ver que diploma às vezes é sorte.

DEBICADOR DE VACAS: Nas reuniões de amigos até hoje lembramos deste episódio. Foi bizarro, do outro mundo. O professor trouxe para a aula um debicador, instrumento utilizado para quebrar o bico de patos. Uma colega, puxa-saco de primeiro escalão, inteligente e chata que só ela, soltou a pérola que ficará gravada durante anos na memória dos alunos. Até o professor se assustou. O professor explicando sobre o debicador em relação à universalidade dos símbolos, e bla bla bla, e a criatura solta uma mais ou menos assim:
- Mas então o debicador serve tanto para pato quanto para vaca?
A semiótica fez tão mal para a cabeça da pobrezinha que ela achou que vacas tinham bico.

....No fim, somos mesmo todos quase iguais. Até os mais avançados da turma soltam grandes pérolas. Até os professores, seja com jóvens, própios, detrenimento, ou com frases de 10 linhas, sem uma única vírgula para dar paz à respiração. Eu não acredito na salvação.