Free Image Hosting by www.randomcrap.net

14 setembro 2004

Resenha de filme: a decadência da Malvada

....Tô vendo muito filme ultimamente, notaram? Hehehe. Poiéné, ontem participei do Clube do Cinema da UNIVATES, uma louvável iniciativa da professora Rosane Cardoso, uma das melhores professoras que já tive (notem: não estou puxando o saco, uma vez que ela nem sonha que tenho um blog). Foi apresentado o filme Anahy de Las Missiones.

....O filme é relativamente bom, apesar de não ser fiel à história do RS. Ele retrata a Guerra Farroupilha e a luta de uma família que sobrevive despojando os mortos e vendendo seus pertences. Várias referências à mitos gaúchos como o boitatá. Não gostei da interpretação da atriz principal, a Anahy, parecia muito teatral, se é que não era esta a intenção.

....Considero tarefa extremamente difícil retratar uma época como a revolução de 1835, uma vez que é principalmente na literatura que encontramos os vestígios do comportamento e da cultura da época. E sabemos que a literatura neste século XIX tentava afirmar a mitologia do gaúcho, o monarca das coxilhas, o centauro dos pampas. Ao mesmo tempo, Anahy questiona se o filho acha que é um monarca das coxilhas. Se isso foi uma crítica ao retrato da época, foi brilhante.

....Vou parar por aqui. Quem viu Anahy de las missiones sabe que vale a pena conferir a obra. Se não for por ser um filme gostoso de ver, é por ser uma obra difícil de criar e muito bem elaborada.