Free Image Hosting by www.randomcrap.net

13 setembro 2004

Leitura obrigatória: O TEMPO E O VENTO

....Finalmente terminei de ler O Continente, I e II, de Erico Verissimo (sem acentos mesmo). Gostaria de dizer que este livro é obrigatório, todos deveriam ler. Ao nascer, deveriam assinar um termo de compromisso. Já tinha lido ele no Ensino Médio, mas não lembrava de uma vírgula da obra. Sei que quando chegar nos trinta vou ter de ler novamente. E será como a primeira leitura.

....A magia da trilogia é que Erico escreveu conforme os preceitos literários da época em que retratava. São 200 anos da historia do Rio Grande do Sul, que acompanham o período que a literatura passava.

....O Continente se passa no período de formação do RS, onde era necessário firmar uma identidade ao sul. A mitificação do tipo gaúcho é o centro do livro. O principal protagonista, o Capitão Rodrigo, é aquele que mostra o verdadeiro gaúcho. Recheado de preconceitos e machismos, o livro retrata a formação e firmação da família Terra Cambará. A fase de crítica social acompanha O Retrato e a fase existencialista O Arquipélago.

....Este semestre fiquei extremamente estressada por não poder cursar História do Rio Grande do Sul. Mas mas, vamos em frente. Se saber a história do Rio Grande do Sul não é importante para um futuro jornalista não sei o que pode ser.