Free Image Hosting by www.randomcrap.net

30 agosto 2004

Assassinaram o Português

Os problemas que a língua pode nos trazer


....Atire a primeira pedra quem nunca matou o nosso amado português. E é tão engraçado! Alguns erros são perdoáveis, outros cômicos e alguns, inacreditáveis. O fato é que erros tiram a credibilidade. Ontem eu procurava na internet algo sobre o Walter Benjamin. Entrei num site que parecia ser bom. O conteúdo estava andando bem até que me deparei com um "previlégio". Aí, já mais apreesiva, lia com cuidado. Quando passei por um "pretenção" desisti na hora e tudo o que tinha lido apagou-se da minha mente, como se aqueles erros funcionassem como a tecla del. Deu reset total na minha leitura. Preconceito? Hummm, pode ser.

....Algumas pessoas não se importam com isso. Alguns jornais não se importam. Eu me importaria. E acredito piamente que teu texto pode até ser bom, mas se tem erro, esvazia-se. Ao menos em parte. Ao menos no que toca à credibilidade. Nunca li nada a respeito, então essa teoria funciona apenas comigo, pelo o que eu sei. Os jornais, nesse ponto, são macabros. Aparecem com cada uma que dói n'alma pensar que um dia serei eu a espezinhar o nosso português, detrás de uma redação chinfrin. Mas ah, vou aproveitar enquanto posso para criticar.

....Não que eu seja um exemplo de bom e correto português. Não, claro que não. Mas eu penso que se tu escreves para um jornal, deve ter o mínimo de cuidado. E outra, não me conformo como um professor com nível de doutorado pode se dar ao luxo de cometer erros grotescos como jóvens, própios, detrenimento. Não não, aí é diferente. Ainda mais quando o quadro negro é testemunha do crime. Se os alunos são, isso não conta. Um dia, indignada, comentei a façanha de tal criatura, e adivinha? Me disseram que eu tinha lido errado, com um riso cínico no canto da boca. Foi daí que vi que a raposa sempre protege a ninhada.

....Antes que alguém aponte o dedo no meu nariz, vou dizer uma coisa. Dia desses tive de ouvir umas verdades. Não uso o você, uso o tu. No entanto, não conjugo os verbos na segunda pessoa e sim na terceira, salvo vezes em que o "entendimento" fica melhor. Como a internet, principalmente os blogues, têm a característica de usar a linguagem oral, isso é permitido. Ou não. Mas enfim, achei que ficaria ridículo usar a conjugação correta num site tão chulé. E se usasse a terceira pessoa sentiria que não fui eu quem escreveu. Agora atirem suas pedras, fariseus!